Associação de Professores(as) de Filosofia e Filosófos(as) do Estado de São Paulo

Avaliação das reuniões regionais

Avaliação das reuniões nas regionais:

- Guarulhos: A discussão foi em torno da agenda da Apoffesp, com destaque para a questão do conteúdo de filosofia no Currículo do Estado de São Paulo. Os participantes querem articular o trabalho mais amplamente, a partir dos contatos com outros professores dessa região. 

- Osasco: Entre os temas debatidos, a pauta contemplou o Projeto de Lei N. 6.003/2013, do Deputado Federa do PSDB, de São Paulo, Izalci Lucas Ferreira, que propõe alterar os artigos 9, 35 e 36 da Lei 9.394/1996, que trata da "Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, com o intuito de eliminar a obrIgatoriedade da Filosofia e da Sociologia como disciplinas obrigatórias no Currículo do Ensino Médio. Outro ponto colocado foi que o professor PCNP   saiu e seria importante que um professor filiado à Aproffesp assumisse esse cargo.

 Ressaltaram, ainda, que os professores de filosofia precisam produzir mais materiais e socializa com outras regionais. 

- Lapa: A discussão foi muito boa, envolvendo entre outros temas, a obrigatoriedade da Filosofia e da Sociologia no Ensino Médio, através do debate sobre o projeto do Deputado Federal, Izalci Lucas Ferreira.  Houve pouco tempo para a divulgação do encontro. O professor PCNP, Jorge, estava viajando, mas sempre tem participado e apoiado os trabalhos nessa regional.

- Centro Sul: A participação foi fraca, e notou-se que as escolas divulgam mais os eventos que são direcionados pela DE. Mesmo assim, a disposição é grande para se trabalhar no sentido de fortalecer essa região nos próximos encontros. Essa região destacou, também, a importância de se aproveitar o curso de especialização, como a  Rede For, que já foi oferecido pela Unesp e agora será oferecido pela UFSC, para os professores da Rede Pública do Estado de São Paulo.

- Norte 2: O debate se deu em torno das preocupações com a continuidade das discussões para a criação de uma Proposta Curricular de Filosofia para o Estado de São Paulo, a partir da participação direta dos professores de filosofia que atuam na Rede, bem como ressaltou-se bastante experiências em sala de aula. Aprovou-se, também, que a reunião mensal do grupo será no quarto sábado do mês. Nesses encontros, o grupo convidará professores especialistas para expor temáticas de interesse para  Filosofia e a Educação.

- São Bernardo do Campo: O debate foi muito bom, onde se contemplou os seguintes pontos: Informes, Conjuntura Política e Educacional, a Moção de Repúdio ao Projeto  do Deputado Izalci Lucas Ferreira etc. Aprovou-se a criação de um Facebook para contribuições na construção de uma proposta Curricular de Filosofia para o Estado de São Paulo, permitindo, também, uma melhor articulação entre os colegas de filosofia.

- Itaquaquecetuba: O grupo está se estruturando, mas a disposição é grande para fazer avançar a luta nessa regional. O Professor PCNP que tem apoiado os trabalhos estava viajando para um encontro com outros colegas que ocupam esse cargo, mas acreditam que podem seguir em frente com o apoio da Aproffesp,cada vez mais efetivo para estas reuniões.

Questões urgentes a serem encaminhadas pelo coletivo:

1. Devem-se iniciar, já, as discussões sobre o formato do próximo "Encontro Estadual de Filosofia", através da sugestão do "Lema" do encontro, eixos temáticos, local, dinâmica a ser adotada etc. Para essa tarefa, utilizar-se da internet para adiantar as contribuições de todos na construção do segundo Encontro Estadual, com previsão para ser realizado nos dias 14/15 e 15/08.

2. Em ano de Copa do Mundo, Eleições presidenciais, o projeto do deputado Izalci Lucas Ferreira, entre outras demandas, deve-se eleger prioridades para se dar conta das discussões e concretizar feitos importantes para os nossos trabalhos.

3. Analisar, se posicionar sobre o pedido do Deputado Izalci Lucas Ferreira sobre o direito de resposta à "Moção de Repúdio" que Aproffesp elaborou e divulgou em relação ao seu projeto, que propõe a retirada da obrigatoriedade das disciplinas de Filosofia e de Sociologia no Currículo do Ensino Médio.

4. Regionais que ainda não possuem Facebook, criar o quanto antes, para articular os trabalhos, facilitar os contatos e a divulgação das atividades em relação ao coletivo da Aproffesp.

5. Trabalhar com afinco para trazer professores de filosofia que estão alheios, poucos informados sobre aos trabalhos que a Aproffesp está realizando no Estado de São Paulo.

6. No Congresso Sindical que haverá, a Aproffesp deve divulgar uma Carta-aberta e reivindicar um espaço para colocar as lutas, as demandas e as conquistas no decorrer desses três anos de existência da Aproffesp, bem como a luta em prol da Filosofia a no contexto nacional, através da criação da APROFFIB.

Participantes da reunião:

- Aldo Santos                                    - Francisco Gretter                    - Miguel da Silva

- Ivo Lima                                         - Wellington  Cruz-                    - Ricardo de Jesus

- Anízio Batista                                  - Adenilson                               - Marcelo Pereira

- Elton Santana                                 - Antonio Celso                         - Francisco Paulo

- Jadir Antonio                                

Ivo Lima

Diretor de Políticas Pedagógicas da Aproffesp

© 2012 APROFFESP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Please publish modules in offcanvas position.